Ótima é a Escola Classe 47 de Ceilândia!
Participar do VII ano do Projeto Orgulho e Consciência Negra da Escola Classe 47 hoje foi para mim a comprovação do que já havia falado: “top” de lista é a escola pública!
O evento da EC 47 foi lindo, bem organizado, participativo, com pais empolgados, professores orgulhosos, apresentações maravilhosas, crianças pintadas, penteados característicos e tudo aberto à Comunidade. Nem mesmo a falta de uma quadra coberta e ameaça de chuva foram capazes de tirar o mínimo de brilho.
É claro que tudo isso pode ser feito por qualquer escola pública ou privada, mas ali havia algo mais…! Vi crianças negras e brancas, algumas muito pobres, orgulhosas de sua beleza, reconhecendo sua beleza, feliz de apresentar sua beleza. E isso, amigos e amigas deste blog, em uma sociedade que massacra as pessoas com padrões de beleza inalcançáveis para aquelas crianças, conseguir um feito desses é algo que só uma escola pública, com um grupo de professores e servidores compromissados com uma visão social é capaz de fazer.
Hoje eu presenciei um professor, ao apresentar um garoto negro muito bem vestido e simbolizando o sucesso de grandes líderes negros, falando ao microfone para uma platéia de alunos, pais e comunidade:
– “Nelson Mandela, Obama, Martin Luter King e tantos outros homens e mulheres negros são exemplos de onde podemos chegar. Vocês deste escola também podem! Aqui na EC 47 também tem vários Mandelas, Obamas!”
O melhor do evento da EC 47 foi a força da sua simbologia! Foi comprovar que o papel da escola pública vai muito além da decoreba de conteúdos para passar nos enems da vida! O papel da escola pública é principalmente resgatar a esperança, incentivar o sonho em quem pela dureza da vida poderia optar por caminhos errados.
Hoje foi um dia emocionante! Escola pública não é o prédio onde ela está acomodada, mas o papel social que os seus profissionais, alunos e comunidade optaram por exercer! Parabéns Escola Classe 47!
Agraço de coração o convite para participar deste momento tão maravilhoso!
.
Washington Dourado
Sem comentários:
Enviar um comentário