Informativos


Lição de casa: um dever para todo dia
A tarefa de casa é uma atividade importante para a formação das crianças e deve ser incentivada por pais e professores.
É importante destacar que a rotina de estudos não deve acabar na porta da escola. Segue orientações importantes aos pais:

1) Qual é a importância da lição de casa?
A lição de casa é importante para pais, alunos e professores.
Para o aluno, é fundamental porque faz com que ele enfrente desafios pedagógicos fora do contexto escolar, além de ajudá-lo a construir uma autonomia, a estabelecer uma rotina e a melhorar a capacidade de organização.
Para o professor, é uma atividade útil porque lhe permite verificar quais são as dificuldades e deficiências dos alunos e, consequentemente, tentar saná-las com atividades de reforço.
Para os pais, é uma maneira de acompanhar o que está sendo ensinado na escola do filho.

02) Os pais devem ajudar na lição de casa?
Os pais devem participar da vida escolar, sem dúvida. É importante conversar sobre o que os alunos aprenderam na escola. Os pais podem ajudar, sim. Mas é importante que não façam pela criança. A lição de casa é, sobretudo, um exercício que o aluno deve fazer sozinho, justamente para que os professores descubram quais são as suas dificuldades.

03) Como agir quando o filho não quer fazer a lição de casa?
O primeiro passo é identificar o problema. Não conseguir terminar toda a lição ou negar-se a fazê-la pode ser, por exemplo, um reflexo do excesso de atividades da criança. Mas é importante também conversar com a escola para tentar descobrir se o aluno tem algum problema de aprendizagem. Se um estudante deixa de fazer o exercício que a professora propõe para a casa, a turma inteira pode ser prejudicada, já que a lição tem um propósito, objetivo coletivo.

04) O que o professor percebe com a lição de casa?

A principal função da lição de casa é justamente complementar o trabalho do professor em sala de aula. Por meio da lição, o professor pode verificar quais são as principais dificuldades individuais e coletivas dos alunos. Portanto, analisar a lição de casa dos alunos é uma forma de fazer uma “revisão” diária, trabalhando os pontos em que os estudantes apresentam mais dificuldade.

05) A criança precisa de um lugar especial e horário específico para fazer a lição de casa?
Sim o ideal é que o aluno tenha um lugar próprio para fazer a lição. Se tiver uma mesa redonda, espaçosa, em um local ventilado , com um lugar para guardar todos o seu material escolar, é ainda melhor. Além da importância de se ter horário para estudar com rotina, cria-se o hábito de estudo.
                                                                                                                         
                                                                                Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário